segunda-feira, 26 de julho de 2010

Me, myself and I

Queria entender porque tanta introspecção, porque tanto medo... Aliás queria entender, ou melhor, saber qual realmente é o meu medo... e depois saber por que ele existe.
Eu não me julgava com medo. Sei lá, estava certa que eu tinha era muita coragem... em várias coisas que eu fazia e dizia... Até o dia que comecei a me sentir presa. Presa em mim mesma, mas ainda não sabia que era em mim - lembro um dia que tive uma crise nervosa no meu ex-serviço e disse pra uma amiga que me sentia presa dentro do banheiro (um espaço quadrado e apertado)sendo que eu sabia que era só abrir a porta e sair, e eu não me sentiria mais sufocada - mas eu não consiguia ter a atitude, a simples atitude de abrir a porta. (Que sentido figurado mas profundo... no meu profundo).
Como?? Por que?? Como que alguém sabe o que lhe falta e não faz nada?? Como alguém conhece a mudança e não muda?? O que leva a pessoa que conhece o que é bom pra ela, ou pelo menos tenta conhecer, ou imagina que conhece... e não faz nada, nada pra mudar...

Sou tão complexa... tão recheada de altos e baixos... e nesse meio íntimo complicado, e uma vida socialmente regrada, visto máscaras - mesmo hoje, pensando que só as tiro - ainda assim percebo colocá-las... Algumas vezes parece ser o melhor a fazer... ñ teria muita coragem de não vesti-las e mostrar a verdade.. ainda que necessário fosse, não me sinto preparada...

De que qualquer forma, eu realmente quero entender tudo isso: EU. Na verdade eu sou só eu, mas sou tanto sendo só eu que chego a ser... NADA... só mais uma. Mais uma pra uma vida, mais uma na vida, mais uma pra vida... pra vida ensinar, pra vida judiar, pra vida brindar, pra vida conquistar... porque um ser que é só mais um - seja lá onde for - é só um ser vazio, oco, sem vida... por mais vivo que esteja...

Por que o corpo pode estar vivo, mas o coração morto, a mente morta, a sensibilidade morta... Se na vida a gente não procurar ser alguém, vamos ser só mais um... e sem vida pra gente, como vamos ter vida pra outra pessoa, por outro?
Pode até ser, mas não seria a mesma coisa... pq sem objetivo, com a vida vazia, não preenchemos nenhum espaço... e nem os nossos serão preenchidos... sem falar num sentido mais cristão, se não temos VIDA pra nós mesmos, como ter pra outro?? E partindo do princípio da caridade, do amor ao próximo, do "(...) como a ti mesmo" - agora acho que isso responde tudo: se é como eu mesma, e se minha vida é vazia, então realmente os espaços não serão preenchidos...

De qualquer outra forma - e meio que bem outra mesmo: "Viver, é melhor que sonhar.." - Porque VIVER é a ação propriamente dita... é o que eu chamaria, respeitosamente, de o "verbo vivo". De uma vivacidade tão profunda que só uma dança explicaria.
Já sonhar... "sonhos podem ser realidade, palavras podem ser bonitas"... mas sonhos se tornam reais quando existe ação... os sonhadores que fizeram de seus sonhos realidades para serem vividas, tiveram coragem, assumiram os riscos de peito aberto, e por isso os concretizaram... Sonhos reais... VIVER, SONHAR, VIVER, REALIZAR.. (risos)


E todas essas palavras pra tentar entender um lado meu que de tão íntimo eu ainda desconheço... Quem é ela e quais são seus sentimentos?? Quais são os seus desejos mais íntimos?? Qual a dificuldade dela em se relacionar?Por que ela não se abre ao amor? Por que tanto preconceito??Por que tanta desconfiança???
O que aconteceu com ela pra ela ser assim, com tanto medo? As vezes parece que ela tem medo até de desvendar seus próprios medos, explorá-los, entendê-los... (risos)... mas se ele não entende nem ela mesma, como vai entender outra pessoa, outros sentimentos, os seus sentimentos???

E por que EU, tento?? Por que tento me explicar, por que desejo tanto falar, por que procuro tanto ser vista, ainda que me sinta envergonhada, tímida???


Ser EU, ou ser VOCÊ, sei lá... SER não é nada fácil... mas não é algo impossível, mas as vezes me parece algo incessante, nunca acaba... Pq um dia você vai acordar, olhar pra tras e ver quantas coisas viveu, quantas descobertas, todas as verdades, todas as mentiras, todas as tristezas... vai suspirar e se admirar... num próximo momento, vai ver que tudo não passou de nada, e muito ainda terá para descobrir, pra ir atrás, pra tentar realizar...

... Vida, que linda complexidade essa sua... que maluca complexidade essa minha... vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário